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domingo, 22 de abril de 2007
Recife, 13 de Abril de 2007 -
Os investimentos para o período 2007/2008 estão estimados em R$ 100 milhões. Pela primeira vez na história da cidade, os produtos turísticos do Recife estão sendo abordados de forma articulada pela sua administração municipal, dentro de um planejamento cujos avanços são permanentemente acompanhados por uma consultoria especializada em administração empresarial. O secretário da pasta de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, empresário vinculado ao setor hoteleiro e de serviços turísticos, explica que a prefeitura adotou um modelo inteligente de gestão, semelhante ao praticado por grandes empresas brasileiras e estrangeiras. Graças a isso, conforme Oliveira, vem se promovendo "uma verdadeira redescoberta da cidade multicultural, fruto de um processo de miscigenação racial muito peculiar que se mantém ativo há mais de 400 anos". Essa característica sociológica, denunciada no clássico Casa Grande e Senzala, do antropólogo Gilberto Freyre, impõe ao Recife um mosaico de religiões, costumes, ritmos musicais, gastronomia e artes plásticas, entre outras raízes que, segundo os estudiosos, são únicas e peculiares da cidade. O modelo de gestão do turismo no Recife está sendo formatado através de seminários agendados de forma rigorosa pelo prefeito João Paulo (PT), e deles participam todas as áreas fins e meios da administração. "Nesses seminários são mapeadas todas as manifestações culturais e de serviços existentes no Recife dos morros, dos alagados e das áreas planas. Desde paisagens a grupos musicais e espaços religiosos de origem africana até capelas e catedrais, focos de artes plásticas e de artesanato, arquitetura ibérica e colonial, tudo é mapeado. Em seguida construímos um diagnóstico onde identificamos as facilidades e as dificuldades existentes em cada um daqueles espaços com o propósito de dotá-los fisicamente de equipamentos urbanos e de serviços que viabilizem sua inclusão em roteiros turísticos de alta sensibilidade", comenta o secretário. O presidente do Recife Conventiou & Visitors Bureau, empresário José Otávio Meira Lins, comenta que a capital pernambucana começa a ser mostrada de forma integral, com ênfase em seus recursos naturais e históricos, que são levados ao conhecimento das novas gerações de operadores de turismo e exibidos também em feiras e workshops especializados no país e no exterior. Tatiana Menezes, diretora executiva do RCB, analisa que o modelo de gestão para o segmento consagra inclusive as vocações do Recife: "A cidade dispõe atualmente de uma rede hoteleira de 22 mil leitos. Desde 2006, realizamos somente no Centro de Convenções de Pernambuco, como resultado das ações de captação técnica, nada menos do que 40 eventos itinerantes de grande porte, sem contar com as agendas de eventos fixos. Pesquisas indicam que no período Recife recebeu 382 mil visitantes exclusivamente para esses eventos, o que resultou numa injeção de recursos na economia local superior a R$ 500 milhões." Por ser considerado o terceiro mais importante pólo médico do país, 42% dos eventos captados pelo Recife Conventiom Bureau estão vinculados à área médica, responsável pela receita de R$ 210 milhões no conjunto do faturamento promovido pelo turismo de eventos. O consultor pernambucano Ricardo Almeida, da TGI - empresa responsável pelo acompanhamento do processo de reformulação das estratégias de turismo - resume a proposta numa frase: "Queremos vender o Recife que a gente vive." Ele comemora os primeiros resultados, assinalando o papel da Secretaria de Turismo na articulação do poder público com os setores empresariais e com a população, que vem sendo ouvida em todos os passos do projeto. Almeida explica ainda que o trabalho resulta de pesquisas e está alicerçado em quatro pilares: foco no produto a ser oferecido aos operadores nacionais e estrangeiros, incluindo roteiros e preços; foco nos serviços, abrangendo treinamento de profissionais envolvidos na cadeia turística, como taxistas, garçons e guias; viabilização de acessos, com destaque para detalhes como limpeza urbana, segurança e iluminação; e promoção do destino turístico Recife junto aos pólos emissores de turistas, consagrando as etapas anteriores. "Articulação é a palavra-chave porque a reformulação dos conceitos e das ações de turismo receptivo para o Recife está sensibilizando tanto o poder público quanto os setores privados direta e indiretamente envolvidos com o segmento, além da marcante participação da população", diz Almeida. Ele faz ainda referências sobre a contribuição do trade turístico recifense no projeto, cuja visão é "requalificar o produto e reposicionar a imagem turística do Recife junto aos mercados emissores, com ênfase no nacional, a partir da descoberta e valorização da cidade pela população e do crescimento da atividade turística". O grande desafio, de acordo com Almeida, é "estruturar a Secretaria de Turismo da cidade e articular governos, setor privado e população em torno do fortalecimento do Recife como produto turístico que retrate o modo de ser e de viver da população". A nova face do turismo na cidade será apresentada a operadores e profissionais de 35 cidades brasileiras e de 15 cidades da Europa, Argentina e EUA. Em 2006 o aeroporto internacional do Recife registrou a chegada de 3,2 milhões de visitantes, dos quais 15% vieram de outros países, notadamente de Portugal, Espanha, Finlândia, Itália, Alemanha, Inglaterra e Argentina. A meta do projeto recifense é fazer com que o fluxo cresça 20% neste ano. Os workshops do Recife começaram pelo Rio de Janeiro, Palmas, Brasília. No Rio, mais de 30 grupos hoteleiros pernambucanos marcaram presença em encontros com cerca de 500 empresários, agentes e operadores de turismo, numa agenda que incluiu exposições e shows. O próximo workshop será realizado em maio, em São Paulo. A prefeitura do Recife conta com um orçamento de R$ 100 milhões para aplicar no projeto de reformulação e promoção da capital no período 2007/2008. Marcadores: prefeitura Postado Por: PollyQueiroz às 12:38 |